de.gif (16072 bytes)de.gif (16072 bytes)

sábado, 22 de junho de 2013

NÚMEROS REAIS



Plano de aula (8ª série, 9º ano).
Para desenvolvermos o conteúdo dos números reais temos que revisar alguns conceitos: como:


Conteúdo:

Números Racionais

Desenvolvendo este conteúdo trabalhamos as seguintes habilidades:

Habilidades

- Reconhecer as diferentes  representações de um número racional.
- Identificar como representação que pode estar associada a diferentes  significados.
-Reconhecer as representações dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos.
O aluno já tem que ter os pré requisitos desenvolvidos no 7º ano, representação fracionária decimal, operações com decimais e frações.
No 8º ano transformações de decimais finitos em fração e dízimas periódicas e fração geratriz.

1º Momento:
Começamos com uma narrativa:
A história dos números racionais:
“Os números racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. Durante as inundações do Rio Nilo, no Egito Antigo, as terras que ficavam submersas recebiam muitos nutrientes, dessa forma tornavam-se muito férteis para a agricultura. Quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os lotes de cada proprietário. Por mais eficiente que fosse a medida utilizada, dificilmente ela caberia um número inteiro de vezes na corda, isso levava a utilização das frações”.

Justificativa:
No primeiro momento de cada parte dos conteúdos apresentados, verificaríamos o que os alunos possuem de pré-requisitos, a partir daí ou retomaríamos caso houvesse alguma defasagem, ou continuaríamos se não houvesse.

Processo metodológico:
Situações problemas, ao qual identificaríamos o que o aluno possui de conhecimentos; retomadas de conteúdos não assimilados em outros anos; jogos para desenvolver o hábito de estudo e fixação de conteúdo; exercícios de fixação com diferentes formas de resolução;  atividades para verificação da assimilação, e no que teria que ser enfatizado, sobre o que foi perdido durante o processo ensino-aprendizagem.

Recursos, materiais:
Livro didático, Caderno do aluno, pesquisa em internet, exercícios do SARESP, exercícios da ETEC, exercícios da avaliação diagnóstica, sugerida pelo governo do estado de São Paulo. Jogos preparados pelo professor, jogos como material dourado, caderno do aluno para projeto (vermelho).



Nenhum comentário:

Postar um comentário